A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Theódor Badotti”, localizada na Passagem São João, nº 296, no Bairro do Tenoné, foi inaugurada em 09 de junho de 1999. Teve sua origem no Clube São Pedro, com a participação do Sr. Theódor Badotti, um holandês, que contribui para a construção do espaço e a organização administrativa da Sra. Marcilia Ribeiro. Na essência de seu valor utilitário, a escola pode ser considerada um exemplo da legitimidade histórica de movimento social, que através da mobilização comunitária, sua demanda foi reconhecida e consolidada pelo poder público, assegurando-se assim a conquista de um direito garantido na Constituição Federal de 1988. art. 205 que “a educação é um direito de todos”.



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sábado, 5 de fevereiro de 2011

Horta na Escola



O homem tira da terra o seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação está perdida, para muitos o "solo" de onde o seu alimento é tirado é apenas "terra", pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação.
Hoje as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Desta forma se faz necessário que os professores resgatem este contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
Através do desta atividade os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprende na sala de aula. Desta forma levarão uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável e rica em vegetais.
O organismo humano necessita de uma variedade muito grande de alimentos que contenham substâncias capazes de: promover o crescimento; fornecer energia para o trabalho; regular e manter o bom funcionamento dos órgãos; aumentar a resistência contra as doenças. As hortaliças constituem um grupo de plantas alimentares que se caracterizam pelo alto teor nutritivo, principalmente por conterem vitaminas e minerais e pelo seu delicado sabor (www.sigma.g12.br).
Um aspecto importante é o uso destas hortaliças para a merenda escolar, reduzindo o custo para a escola e oferecendo a todos os alunos uma alimentação mais adequada. Além de toda questão nutritiva, sabe-se ainda que as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, arrancar mato, podar, regar, não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza.


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/11959/1/Horta-na-Escola/pagina1.html#ixzz0wtM0iI9y

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Projeto “VIVER E CONVIVER COM A DIVERSIDADE ATRAVÉS DAS BOAS MANEIRAS”


JUSTIFICATIVA
As boas maneiras constituem a base dos relacionamentos e são fundamentadas na demonstração do interesse e da consideração pelas pessoas. Assim sendo, sua importância no ambiente escolar e na educação de uma criança é vital para que seu desenvolvimento ocorra de maneira saudável e integral.
Partimos da constatação da necessidade demonstrada pelos alunos de se relacionarem cordialmente, a Escola abordou este tema, com o intuito de oferecer ao educando a oportunidade de aprender regras e procedimentos de comportamento que permitam uma efetiva integração na comunidade escolar, apontando novos caminhos que os conduzam a um viver mais harmônico.


OBJETIVO GERAL

Este projeto tem como objetivo a formação de hábitos e atitudes condizentes com as normas da boa educação despertando no aluno a necessidade de uma atitude criativa e transformadora de seu universo que o capacitará ao bom convívio social, agregando valores, experiências e reflexões comuns a todos os participantes, e possibilitando um espaço de aceitação, respeito, interação, amor e recriação permanente.

O que o aluno poderá aprender com este projeto:

• Identificar os direitos e deveres de cada cidadão;
• Compreender as relações sociais, as diferenças e individualidades;
• Analisar situações-problema com relação a indisciplina;
• Avaliar atitudes, comportamentos e decisões tomadas nas situações-problema;

As ações deste Projeto serão publicadas de acordo suas realizações.


No período de 15 a 18 de fevereiro foi dado o ponto de partida do projeto, iniciando as atividades na sala de informática com o filme “UP ALTAS AVENTURAS”; nas Salas de Aula, produções realizadas a partir da música “As palavrinhas mágicas”, que gerou um questionário para ser realizado uma entrevista com os pais. Após coleta de dados foi montado um gráfico com as informações dos alunos por turma. Também as professora conduziram uma discussão sobre o filme UP Altas Aventuras finalizando com uma produção textual; Na Sala de Leitura as professoras desenvolveram uma atividade de reflexão e produção textual a partir do Vídeo “O Pequeno Hiawatha”; O professor de Arte iniciou suas atividades para uma dramatização e o Professor de Educação Física trabalhou o comportamento/atitudes dos alunos.

Atividade Realizada na Sala de Informática (Filme UP Altas Aventuras) – 15/02/2011
Professor:Oziel Ferreira Luz

Atividade Realizada na Sala de Aula – 15/02/2011
Professora: Miriam Miranda
Aluno: Luiz Davi Pimenta
Turno: CII – 2º Ano - Tarde

Produção realizada a partir da reflexão do Filme “UP Altas Aventuras”.

Testo Corrigido com a participação do aluno
Eu achei o tema do filme interessante pois, o velho, após a morte da esposa, se meteu em uma grande aventura com seus amigos: O menino, o cachorro e o pássaro. Durante a aventura encontrou um cientista malvado que na sua juventude não conseguiu pegar o misterioso pássaro o que fez nascer um grande ódio em seu coração.
O velho FREDRICKSEN construiu uma grande amizade com o pássaro, o menino e o cachorro e por isso lutou para defendê-los das ameaças do cientista. Durante suas aventuras, aprendeu que a amizade tem grande valor.

Atividade Realizada na Sala de Aula – 15/02/2011
Professora: Conceição Figueiredo
Aluno: Kauan Miranda
Turno: CI – 3º Ano - Manhã

Produção realizada a partir da música “As palavrinhas mágicas”, que gerou um questionário para ser realizado uma entrevista com os pais. Após coleta de dados, foi montado um gráfico com as informações dos alunos.

1- Qual as palavrinhas mágicas que as pessoas precisam cultivar mais?
Resposta: Solidariedade, justiça, respeito, amor, união, amizade


Atividades Realizada na Sala de Informática e Sala de Leitura – 16/02/2011
Professora: Miriam Miranda
Aluna: Dailane Pinheiro
Turno: CII – 2º Ano - Manhã

Produção realizada a partir da reflexão do Filme “O Pequeno Hiawatha”.


Obs.: Texto corrigido com a participação da Aluna.

O pequeno Hiawatha
Esse filme me ensinou que não devemos maltratar os animais e pessoas porque assim ganhamos com a amizade de todos.
Se nós não soubermos fazer boas amizades com as pessoas, ninguém ficará perto de nós. Devemos respeitar os outros para ser respeitado e assim conseguiremos a amizade de todos.

Atividade Realizada na Sala de Informática e Sala de Leitura – 17/02/2011
Professora: Conceição Figueiredo
Aluna: Marcus Queiroz
Turno: CII – 2º Ano - Intermediário



Atividade Realizada na Sala de Informática e Sala de Aula – 17/02/2011
Professora: Ana Souza
Aluno: Danilo Kainan
Turno: CI – 1º Ano - Tarde


Aprofundamento do Tema na Sala de Informática
Professor: Oziel Ferreira Luz
Ciclos: Educação Infantil - CI e CII








Produções Coletivas dos alunos CII - 1º, para apresentarem no Carnaval das Boas Maneiras


O balancê, balancê
Quero brincar com você
Entra na roda
Amigo pra vê
O balancê, balancê
Cada amigo que passa
Venha comigo brincar
Eu já estou te esperando
pra lá e pra cá
Vamos brincar e dançar!!!!

Profesora: Marcilia Passos

Samba do amigo
Ei,você aí,é meu amigo sim...
é meu amigo sim...
Eu serei seu companheiro
vou te tratar com amor
e com respeito
vou te fazer,fazer muito feliz
e com sua amizade
eu também serei feliz!

Professora: Lília santos

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao longo do período que trabalhamos este Projeto observamos que as palavras mágicas como: ‘com licença’, ‘desculpe’, ‘por favor’, ‘muito obrigado’ poucas são utilizadas no vocabulário dos nossos alunos. Procuramos então soluções práticas para os problemas encontrados em sala de aula. Cremos que o bom relacionamento deve prevalecer nas relações humanas de modo geral e na escola em particular, portanto com as atividades que foram desenvolvidas, alcançamos melhorias nos relacionamentos interpessoais dos educando, amenizando os conflitos existentes no ambiente escolar e favorecendo a constituição do próprio sujeito (seus valores e seu caráter) condição necessária para o seu desenvolvimento integral. Embora, sabemos que a prática de boas maneiras deve ser constante e não apenas trabalhadas um certo momento ou período, porém já semeamos uma semente na escola.

Curtam alguns momentos da culminância.



Dicas para ajudar os seus filhos a entrar no novo ano letivo “com o pé direito” Muitos anos da sua vida foram passados na escola. A estudar, a fazer exames, testes, provas de admissão para a faculdade e, sobretudo a aprender com os professores. Mas não pense que se livra facilmente da vida escolar. Se já não os tiver, um dia que tenha filhos, vai voltar a sentir na pele (através dos seus filhos, claro) uma espécie de reinicio da vida escolar. Afinal, não só está a criá-los como pessoas mas também como estudantes. As aulas já vai começar, por isso reunimos um conjunto de idéias para ajudar os seus filhos a entrar no novo ano letivo:
1. Acorde-o mais cedo se o seu filho tiver como desporto preferido dormir durante grande parte da manhã, comece a acordá-lo mais cedo uma ou duas semanas antes das aulas começarem para a criança se habituar ao ritmo que o espera.
2. Ajude-o a organizar-se. Ensine o seu filho a organizar tudo na noite anterior. Ou seja, a preparar a mala dos livros e canetas, bem como a roupa que vai vestir. Com isto evitará com que volte atrás porque se esqueceu do caderno ou que perca tempo, de manhã, à procura do livro de português. Se o seu filho for muito desorganizado, lembre-se que muitos desorganizados entendem-se muito bem na própria desorganização, pelo que não o force a ter posturas que o prejudiquem.
3. Muitas crianças ficam angustiadas com o regresso à escola. Deste modo, lembre-lhe as coisas boas. Diga-lhe que vai voltar a ver os colegas. Pode também deixar que ele escolha os cadernos e as canetas.
4. Habitue-o a organizar o tempo, por forma a conseguir estudar, ver televisão, estar com os amigos, ler... Explique-lhe que não pode chegar a casa e enfiar-se no quarto a jogar no computador e deixar de fazer os trabalhos de casa por fazer. E, acima de tudo, defina um local específico para ele estudar.
5. Trabalhos para casa, esses famosos trabalhos escolares. Para muitas crianças, os trabalhos escolares são uma verdadeira “odisseia”. Por vezes, adiam ao máximo e muitos acabam por não os fazer... Não tem problema em ajudar o seu filho a fazer os trabalhos de casa, desde que não lhe faça a “papinha” toda.

BOM RETORNO!

NATAL DO BADOTTI

O natal é a maior celebração da humanidade, é a festa da cristandade, da civilização surgida do cristianismo no Ocidente. Época em que toda a fantasia é permitida. Não há quem consiga ignorar a data por mais que conteste a importação norte-americana nos simbolismos: neve, Papai Noel vestido com roupa de lã e botas, castanhas, trenós, renas. Até os antinatalinos acabam em concessões, um presentinho aqui, outro acolá. Uma estrelinha de belém na porta de casa, uma luzinha, um mimo para marcar a celebração da vida, que é o autêntico sentido da festa. Independente do consumismo, tão marcante, o Natal mantém símbolos sagrados do dom, do mistério, da gratuidade e da vida. Na origem, as comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte. Desde a sua origem, o Natal é carregado de magia, cantigas e ritos de cunho teatral. Com o decorrer dos tempos, a teatralização ganha praças, shop, largos, ruas, vielas e até em carros ambulantes. A Comunidade do Badotti comemorou a sua festa do Natal no dia 30 de Janeiro, juntamente com a formatura do CII 2º Ano.


O "Feliz Natal" no mundo: Feliz Natal Bélgica: Zalige Kertfeest Bulgária: Tchestito Rojdestvo Hristovo, Tchestita Koleda Portugal: Boas Festas Dinamarca: Glaedelig Jul EUA: Merry Christmas Inglaterra: Happy Christmas Finlândia: Hauskaa Joulua França: Joyeux Noel Alemanha: Fröhliche Weihnachten Grécia: Eftihismena Christougenna Irlanda: Nodlig mhaith chugnat Romênia: Sarbatori vesele México: Feliz Navidad Holanda: Hartelijke Kerstroeten Polônia: Boze Narodzenie Simbologia.

Projeto: O LIXO QUE VIRA LUXO

A escola Badotti nos meses de novembro e dezembro, tornou-se verdadeira fabrica de enfeites de Natal, através das oficinas ministradas pelo professor de Informática (Oziel), Arte (Daniel) e Sala de Leitura (Conceição e Miriam). Os enfeites confeccionados pelos alunos com garrafa pet, CD usados e Jornais foram utilizados para decoração natalina do seu espaço escolar.
As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da terra são patrimônio de toda humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade, e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens. Propomos com esse projeto, trabalhar com atitudes, com formação de valores e conceitos, buscando sensibilizar os alunos sobre a importância da reciclagem e reutilização a fim de diminuir o acúmulo de lixo, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Conhecer as formas de fazer a separação do lixo em nossa comunidade, haja vista que a mesma ainda não tem um projeto pronto voltado a esta área, mas é importante salientar também que já está sendo analisada a possibilidade da implantação da coleta seletiva em nossa escola. Diante deste contexto acreditamos que a escola possui um papel relevante no que diz respeito a desenvolver o senso crítico dos alunos. Como discorre os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001): O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno.