A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Theódor Badotti”, localizada na Passagem São João, nº 296, no Bairro do Tenoné, foi inaugurada em 09 de junho de 1999. Teve sua origem no Clube São Pedro, com a participação do Sr. Theódor Badotti, um holandês, que contribui para a construção do espaço e a organização administrativa da Sra. Marcilia Ribeiro. Na essência de seu valor utilitário, a escola pode ser considerada um exemplo da legitimidade histórica de movimento social, que através da mobilização comunitária, sua demanda foi reconhecida e consolidada pelo poder público, assegurando-se assim a conquista de um direito garantido na Constituição Federal de 1988. art. 205 que “a educação é um direito de todos”.



CLIQUE AQUI!!!

sábado, 2 de outubro de 2010

12 DE OUTUBRO


Ser criança é acreditar que tudo é possível.
Ser criança é gostar da brincadeira,
do sonho e do impossível.
Criança é não saber nada e poder tudo.

Feliz dia das Crianças!

Criança diz cada uma!

A tarefa de conviver com crianças, tanto no trabalho quanto em casa, às vezes pode parecer cansativa, mas se for refletir sobre tudo que elas falam iremos observar situações muito engraçadas.

Outro dia meu neto Cauã ( aluno da turma C12101) voltou da rua onde brincava e entrando na cozinha foi logo pedindo:

- Estou com fome. Quero “dois pão”.

Eu, buscando corrigir aquele assassinato à língua portuguesa, logo o corrigi:

- O plural de pão é pães. Portanto você deve falar dois pães.

Ele, atento à explicação, logo complementou:

- Tá bom. Então passa manteiga nos pães que eu vou lavar as minhas mães.

Esta mesma figurinha dá muito valor à família e aos amigos. Para ele data de aniversário nunca deve ser esquecida. Não é pelo presente, mas pela lembrança. Um simples telefonema serve. Este ano, ao fazer 7 anos, seu professor de artes não lembrou do seu aniversário. Passados alguns dias foi visitá-lo. Logo que chegou perguntou:

- E ai amiguinho você ta bem? Como andas?

Meu neto, olhando com cara de desdém, responde:

- Um pouco mais velho.

Sua sinceridade, apesar de cômica, às vezes me faz pensar se vale à pena essa guerra que travamos com a idade.

Enquanto passava um creme anti rugas, observei que ele olhava atento a toda aquela parafernália de cremes. Logo veio a indagação:

- Vó, esse cremes para que servem?

- Para evitar aparecimento de rugas, menino.

- Eles são caros?

- Sim. São caros.

No dia seguinte, enquanto observava novamente aquele ritual, lançou o comentário como uma flecha:

- Vó, esses cremes podem até ser caros, mas não estão adiantando nada.

A única solução, encontrada por mim foi sorrir. Talvez as risadas surtissem mais efeito que os cremes anti rugas.

Na escola onde trabalho não é diferente. As crianças não perdem a oportunidade de opinar.

Certa vez estava almoçando e uma aluna sentou-se ao meu lado. Dei um grito que assustou a menina. Tinha acabado de engolir um dente provisório.

A aluna quis saber o que era esse tal dente provisório e eu a explicamos. Não tardou para que tentasse me consolar:

- Tia não fica triste que amanhã você recupera o dente.

Fiquei imaginando a cena. Eu, com a cara enterrada no vaso sanitário, tentando recuperar um dente provisório.

Elas dizem cada uma!

Secretaria da Escola Adriana

A fé completa sua vida!

O Círio de Nazaré é uma grande festa religiosa iniciada em 1793, que reúne milhares de romeiros e devotos de todas as regiões do Brasil. As lendas populares em torno da veneração à Santa Nazaré, no Brasil, contam que um caboclo chamado Plácido, caçando na estrada de Utinga, hoje conhecida por Avenida Nazaré, encontrou a imagem da Santa entre os rochedos, levou-a para casa e colocou-a em um pequeno altar. No dia seguinte ela não mais estava lá. Dias depois voltou ao mesmo lugar para caçar e novamente encontrou a imagem entre as pedras. Outra vez levou-a para casa e mais uma vez a imagem sumiu de lá, sendo encontrada no lugar onde foi descoberta pela primeira vez.
Atualmente, o Círio de Nazaré é uma grande expressão da religiosidade da população amazônica e chega a reunir 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém. Em outubro, o Estado do Pará se mobiliza para a realização dos festejos de Nossa Senhora de Nazaré, que têm seu auge no segundo domingo do mês, quando a principal procissão do Círio arrasta pelas ruas de Belém milhões de paraenses e visitantes de outras regiões do país e do mundo. Há mais de 200 anos, a festa que homenageia Nossa Senhora de Nazaré se realiza na capital paraense, incorporando, a cada edição, mais fiéis e participantes em geral.

Tradição que se atualiza em um conjunto de rituais e expressões tão diversas quanto as formas de devoção à santa: as duas principais procissões – círio e trasladação –, mas também aquelas realizadas em barcos e motos, na capital e em cidades e ilhas próximas; os pagadores de promessas que puxam a corda atrelada à berlinda da santa; os brinquedos de miriti; o almoço do círio; o arraial; a festa das Filhas da Chiquita e o arrastão do pavulagem.

Com toda esta manifestação de Fé o Colégio Theodor Badotti não podia ficar de fora, homenageando a Nossa Senhora de Nazaré, através de atividades com as crianças sob a responsabilidade do Professor de Arte Daniel Costa.


Boas Maneiras

Podemos dizer que a educação tem duas vertentes básicas, a primeira a que é dada pelos pais em casa, onde se deve ensinar boas maneiras, noções morais e respeito ao próximo, e a segunda é dada na escola pelos educadores. Nenhuma boa educação se faz sem o mínimo de conhecimento dos "atos de civilidade". Ter boas maneiras, no lar e na escola, são atitudes de raro valor. Para você que está se tornando num Aluno Nota Dez, as "palavras mágicas", os atos de cortesia e de boas maneiras, deverão ser uma constante. Assim:

* Use sempre as "palavras mágicas" ao se dirigir a um colega, amigo, professor ou a qualquer pessoa. Diga: "Por favor", "Muito obrigado", "Com licença";

* Se ocorrer algum incidente de ordem involuntária, diga: "Desculpe-me, não foi minha intenção.";

* Ao receber alguma coisa ou se lhe fizerem uma gentileza, agradeça dizendo "Muito Obrigado !";

* Dirija-se sempre aos colegas, chamando-os pelo seu nome. Não é recomendável chamá-los de outra forma, pois, muitas vezes, os apelidos são dolosos e de mau gosto;

* Procure tratar a todos com apreço e cortesia, sendo simpático e amável. Verá uma grande diferença no seu relacionamento interpessoal.

DICAS DE BOAS MANEIRAS NA ESCOLA.

Prof. Oziel Luz - SIE