A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Theódor Badotti”, localizada na Passagem São João, nº 296, no Bairro do Tenoné, foi inaugurada em 09 de junho de 1999. Teve sua origem no Clube São Pedro, com a participação do Sr. Theódor Badotti, um holandês, que contribui para a construção do espaço e a organização administrativa da Sra. Marcilia Ribeiro. Na essência de seu valor utilitário, a escola pode ser considerada um exemplo da legitimidade histórica de movimento social, que através da mobilização comunitária, sua demanda foi reconhecida e consolidada pelo poder público, assegurando-se assim a conquista de um direito garantido na Constituição Federal de 1988. art. 205 que “a educação é um direito de todos”.



CLIQUE AQUI!!!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Bodotti Noticias - Abril

Jornal “Badotti Notícia”
Tema: Ler para Q?
Mês: Abril - 2010

A LEITURA E A TECNOLOGIA

Nada mais discutível do que afirmar que crianças, jovens e adultos, muitas vezes, não gostam de ler ou que a televisão é a grande vilã da história ou que, antigamente, as pessoas liam mais. Esquece-se de que ninguém se torna leitor apenas por um ato de obediência e de que ninguém nasce gostando de leitura. Como ninguém nasce gostando de futebol ou de cinema. Dessas coisas aprende-se a gostar, e essa aprendizagem é cultural.
Uma pessoa desenvolverá o gosto pela leitura se desde cedo tiver experiências gratificantes com os livros ou até mesmo através da internet buscando textos significativos. Pesquisas recentes mostram que a televisão não é obstáculo à leitura, atende a certas expectativas das pessoas, mas não ocupa o lugar do livro. Muitas vezes, ela até chama atenção sobre determinados títulos, estimulando a leitura. Se as pessoas não têm acesso a livros interessantes, se passaram apenas por experiências negativas com o ato de ler, como esperar que de repente passem a gostar de ler? Um leitor forma-se aos poucos, com o passar do tempo. Daí a importância de se começar o quanto antes o contato da criança com o mundo dos livros, antes mesmo que ela aprenda a ler.
O número de leitores no Brasil sempre foi insignificante. Antigamente, a oferta de materiais de leitura era reduzida e lia-se muito pouco. Hoje, a oferta é enorme, além de ter muitas coisas, dentre elas a tecnologia, que concorrem com o livro.
Portanto, muitas das pessoas que não gostam de ler não foram estimuladas ou passaram por experiências negativas, lendo livros que nada lhes acrescentaram. Acredito que, quando o texto é acessívele significativo, as pessoas se animam e a leitura acontece.
Assim, deve-se buscar soluções para que as crianças tenham mais oportunidades de conhecer livros que tornem o ato de ler uma experiência gratificante, cheias de emoções e não uma rotineira
tarefa escolar.


Entrevistada: Elza Bitencourt - Diretora


Repórteres: Turma: CII – 2º ano (C22101) Turno: 1
Arthur Leon Campos
Helen Cristina de Moraes
Silviane Tavares dos Santos

1 - O que é ler?
R: É essencial para o conhecimento, para cultura e para vida social.

2 – Qual o livro que você leu que mais gostou. Por que?
R: Nascido para viver - Porque ele traz algunas lições de vidas para a família.

3 – Como a leitura influência na aprendizagem dos alunos?
R: Estimulando o pensamento e a criatividade.

4 – Qual a importância da semana do livro para a educação?
R: Por meio do livro a educação torna-se prazerosa.

5 – As histórias contadas pelas professoras de Educação Infantil, influência na leitura?
R: Sim

6 – Qual o livro você indicaria aos seus alunos?
( ) Um gibi
( x ) Um livro de fábula
( ) Um livro de história infantil como o “Reinações de Narizinho”.

R: Porque através das fábulas as crianças vagam no pensamento e aprendem
valores e deveres e colocam em prática nas suas vidas.


Entrevistada: Conceição Figueiredo – Professora


Repórteres: Turma: CII – 2º Ano – (C2202) – 2º Turno
Enrique Jorge da Silva
Jessíca Emily de Sousa Pereira
Sabrina Costa

1 - O que é ler?
R: É intrepretar o mundo a sua volta

2 – Qual o livro que você leu que mais gostou. Por que?
R: O Mundo de Sofia – Porque me fez viajar, refletir e conhecer sobre o mundo que vivemos.

3 – Como a leitura influência na aprendizagem dos alunos?
R: De todas as formas, pois a leitura amplia os conhecimentos, o vocabulário, melhora a organização das idéias e a escrita ortográfica.

4 – Qual a importância da semana do livro para a educação?
R: Influencia os alunos ao gosto pela leitura de modo a torna-los bons leitores.

5 – As histórias contadas pelas professoras de Educação Infantil, influência na leitura?
R: Totalmente, pois ajuda no desenvolvimento da leitura e da escrita.

6 – Qual o livro você indicaria aos seus alunos?
( x ) Um gibi
( x ) Um livro de fábula
( x ) Um livro de história infantil como o “Reinações de Narizinho”.

Justifique?
R: Indicaria qualquer um dos citados, pois boas leituras nunca e demais.



Entrevistado: João Damasceno - Professor
Turma: CII – 1º ano (C21303) Turno: 3º


Repórteres: Turma: CII – 1º Ano – C21303)
Flávia Pureza de Araujo
Luciely Franco Rodrigues
Vanessa Raissa Nunes

1 - O que é ler?
R: Ler é fazer com que o aluno conheca novos horizontes da comunicação e a descoberta de novos valores dentro da leitura

2 – Qual o livro que você leu que mais gostou. Por que?
R: Contos da Sibéria – Por ser uma terra grande onde continha tudo o que você pode imaginar.

3 – Como a leitura influência na aprendizagem dos alunos?
R: Influência em mostrar ao aluno em descobrir caminhos de novas palavras que façam com que o aluno procure ter mais interesse pela leitura.

4 – Qual a importância da semana do livro para a educação?
R: A semana do livro proporciona uma mudança diferenciada ao aluno, pois ele consegue mostrar algo que envolva a leitura ou a dramatização.

5 – As histórias contadas pelas professoras de Educação Infantil, influência na leitura?
R: Com toda certeza, pois dá ao aluno a segurança de fazer uma boa leitura bem mais cedo.

6 – Qual o livro você indicaria aos seus alunos?
( ) Um gibi
( ) Um livro de fábula
( ) Um livro de história infantil como o “Reinações de Narizinho”.

Justifique?
R: Indicaria todos as opções, para que o aluno tivesse um conhecimento com vários tipos de leitura.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

SEMANA DO LIVRO E SARAU DE POESIA

DIA DO LIVRO - EDUCAÇÃO INFANTIL E CI



No período de 12 a 27 de abril, nossa escola realizou a Semana do Livro e Sarau de Poesia, visando despertar o interesse pela literatura através da divulgação de autores e obras brasileiros ampliando o universo literário dos alunos para reconhecer e valorizar as produções literárias.
A programação da Semana esteve voltada para atividades diárias em sala de aula com leitura de biografia e obras dos autores: Ziraldo, Monteiro Lobato, Maurício de Sousa, Vinícius de Moraes e vários poetas brasileiros.

SARAU DE POESIA - CII



Como culminância da programação, a Sala de Leitura e a Sala de Informática organizou uma programação cultural com projeção de vídeos, dramatizações, declamação de poemas, advinhas, músicas e danças envolvendo alunos da educação infantil, CI e CII. Os quais tiveram uma excelente participação.
A programação foi animada pelos personagens de Monteiro Lobato e Ziraldo com uma homenagem aos grandiosos autores conforme veremos nos registros fotográficos abaixo.


TRABALHOS REALIZADOS PELO ALUNOS.






domingo, 9 de maio de 2010

Parabéns Mamães






Ser mãe é, sem dúvida alguma estar imbuída de grande responsabilidade. Responsabilidade de gerar a vida, cuidar dela, orientar a formação de um outro ser humano. Preparar alguém para o mundo. Mas, é também ser agraciada por uma imensa alegria. De amar incondicionalmente, de sentir o calor de um abraço apertado, de ver o brilho no olhar de uma criança. É uma troca intensa e de muito aprendizado. As mães, aprendem a valorizar a vida, se sensibilizar com a dor do outro e são capazes também de grandes gestos de solidariedade.
Por tudo isso sabemos que ser mãe não é tarefa fácil. É como se diz: padecer no paraíso.
É o paraíso, a felicidade maior de gerar e cuidar de uma vida. É padecer, porque há angústia de educar, orientar, ensinar e proteger os filhos. E de saber como dar a eles ferramentas para serem livres e cidadãos conscientes e ao mesmo tempo fazê-los responsáveis e direitos.
Ser mãe não é estar acima do bem e do mal. Também não é estar sempre com a razão. Mas, com certeza, é estabelecer limites. Passar valores, ensinar o respeito, a solidariedade e o amor.
Que Deus ilumine a todas as mães, para que possam ser boas, firmes e justas nesse desafio de formar e preparar alguém para o mundo. Um grande abraço a todas as mães da Escola Theódor Badotti.


MÃE

Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:
- Dizem-me que estarei sendo enviado à terra amanhã... Como vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?
E Deus disse:
- Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você.
Criança:
- Mas diga-me: Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?
Deus:
- Seu anjo cantará e sorrirá para você... a cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.
Criança:
- Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?
Deus:
- Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.
Criança:
- E o que farei quando eu quiser Te falar?
Deus:
- Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.
Criança:
- Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?
Deus:
- Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.
Criança:
- Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais.
Deus:
- Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e eu estarei sempre dentro de você.
Nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas. A criança apressada, pediu suavemente:
- Oh Deus se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo.
E Deus respondeu:
- Você chamará seu anjo... MÃE!
Autor desconhecido