A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Theódor Badotti”, localizada na Passagem São João, nº 296, no Bairro do Tenoné, foi inaugurada em 09 de junho de 1999. Teve sua origem no Clube São Pedro, com a participação do Sr. Theódor Badotti, um holandês, que contribui para a construção do espaço e a organização administrativa da Sra. Marcilia Ribeiro. Na essência de seu valor utilitário, a escola pode ser considerada um exemplo da legitimidade histórica de movimento social, que através da mobilização comunitária, sua demanda foi reconhecida e consolidada pelo poder público, assegurando-se assim a conquista de um direito garantido na Constituição Federal de 1988. art. 205 que “a educação é um direito de todos”.



CLIQUE AQUI!!!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Inclusão, um compromisso de todos, será?


Ao deparar-me com a inclusão algo começou a inquietar-me e ao mesmo tempo chamou minha atenção. Então, vi a necessidade de ir em busca desses novos conhecimentos e em recentes estudos, descobrir que a inclusão no contexto escolar é uma questão de humanidade e requer sim, dedicação amor ao próximo e um conhecimento específico por parte do professor para que ele possa direcionar melhor seu trabalho, de modo a atender a todos sem distinção.
Não resta duvida, que o professor é uma peça fundamental neste processo, pois vai interagir diretamente com o aluno e com suas especificidades e, por isso, precisa ter competência, compromisso e acima de tudo afetividade, que são ações necessárias para ajudar o aluno não só no processo ensino aprendizagem, mas também, a recuperar sua auto-estima e superar suas limitações, ou seja, ter empoderamento.
Entretanto, essa questão não é só de responsabilidade do professor como muitos pensam, cobram e que recai somente sobre ele. É muito mais abrangente, pois não se pode esquecer que ele faz parte de uma comunidade escolar, que por sua vez, faz parte de uma rede de ensino e esta demanda recursos e, que muitas vezes não são suficientes para equipar e adequar as escolas para receber alunos especiais e torna-las inclusivas como se deseja.
Encher as escolas com alunos especiais sem dar condições necessárias tanto para eles como para os educadores é querer camuflar a inclusão, ou melhor, é não querer mostrar uma realidade que ainda esta caminhando a passos lentos.
Desse modo, como o professor vai vivenciar a inclusão se muitas vezes falta-lhe recursos materiais, humanos e equipamentos dentro da escola? E ai, cadê o compromisso de todos que fazem a educação.


Professor Regente: Conceição Figueiredo - Ciclo II – 2º - (Participa da minha turma uma Criança especial com limitação física (Hipotireoidismo congênito)
CLIQUE AQUI!!!

Reunião com os Pais - Fevereiro 2010


A participação das famílias na educação formal dos estudantes pode ir muito além do acompanhamento de boletins e de conversas com professores. O envolvimento direto dos pais no dia a dia da escola, acompanhando questões ligadas à administração e ao ensino, pode ser vital para a melhoria da educação, e as visitas periódicas e as reuniões, são ótimas formas de fazer isso acontecer. Reunião com os Pais no dia 05 de fevereiro de 2010.





CLIQUE AQUI!!!

Conselho Escolar - 2010


Por meio do conselho é possível envolver a comunidade e estimulá-la a acompanhar os estudos dos seus filhos e o que está acontecendo na escola e a escola, no último dia 05 de fevereiro, realizou a reunião junto com a comunidade escolar e local, para formar, eleger e delegar poderes para a Comissão Eleitoral de 2010, para eleição do Conselho Escolar.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/1996), em seu artigo 14, estabelece que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na Educação Básica, de acordo com as suas peculiaridades e observando os seguintes princípios:
II - participação das comunidades escolar e local em Conselhos Escolares ou equivalentes.


Estes são, também, objetivos do Plano Nacional de Educação – PNE (aprovado pela Lei nº 10.172/2001) que estabelece como meta a criação de Conselhos Escolares nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
O Conselho Escolar é um órgão colegiado composto por representantes das comunidades escolar e local (diretor, professor, funcionários administrativos, pais, estudantes e membros da comunidade), que tem por atribuição deliberar sobre questões pedagógicas, administrativas, financeiras, no âmbito escolar. Compete-lhe a tarefa de analisar as ações a serem empreendidas e os meios a serem utilizados para o cumprimento das finalidades da escola. O Conselho representa as comunidades escolar e local, atuando em conjunto e definindo caminhos para deliberações sobre os assuntos de sua responsabilidade. Torna-se um espaço privilegiado de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a cultura da gestão democrática.

CLIQUE AQUI!!!