A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Theódor Badotti”, localizada na Passagem São João, nº 296, no Bairro do Tenoné, foi inaugurada em 09 de junho de 1999. Teve sua origem no Clube São Pedro, com a participação do Sr. Theódor Badotti, um holandês, que contribui para a construção do espaço e a organização administrativa da Sra. Marcilia Ribeiro. Na essência de seu valor utilitário, a escola pode ser considerada um exemplo da legitimidade histórica de movimento social, que através da mobilização comunitária, sua demanda foi reconhecida e consolidada pelo poder público, assegurando-se assim a conquista de um direito garantido na Constituição Federal de 1988. art. 205 que “a educação é um direito de todos”.



CLIQUE AQUI!!!

sábado, 29 de maio de 2010

Gincana Pedagogica - "Educação no Trânsito"

Nos meses de março e abril/2010, os alunos estiveram envolvidos no projeto "EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO", realizado pelo professor da Sala Informática Educativa (Oziel Luz), cujo objetivo principal foi proporcionar momentos de aprendizagem que possibilitaram o envolvimento no trabalho preventivo sobre o trânsito, praticar a leitura e escrita e apreensão das operações matemáticas.
Durante o período em que o projeto foi realizado, as crianças tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades que contribuíram para o seu desenvolvimento cognitivo e social, tais como:
- Construção de valores de cidadania;
- Atividades matemáticas envolvendo seqüenciação, contagem, relação número/quantidade, escritas numéricas e resolução de situações problema;
- Construção de um gráfico demonstrando o tipo de transporte utilizado pelas crianças para virem à escola;
- Observação do trânsito nas proximidades da Escola;
- Decoração do espaço físico da escola com placas de trânsito e paineis;
- Atividade de letramento envolvendo os nomes dos veículos e placa de trânsito;
- Construção de desenhos direcionado para o trânsito do bairro através do PAINT;
- Visita de uma equipe de agente de trânsito (DETRAN) para falar sobre as regras do trânsito, efetuar brincadeiras e distribuições de brindes; e
- Para finalizar o evento ocorreu uma Gincana Pedagógica Educação no Trânsito.
Durante a realização das atividades as crianças evidenciaram muitos conhecimentos sobre o trânsito e as regras pertinentes, demonstrando que estão no caminho certo para se tornarem cidadãos conscientes de suas responsabilidades.
O trânsito, sem dúvida, deve ser compreendido como tema de fundamental importância a ser trabalhado pelas escolas, haja vista o alto número de acidentes com vítimas fatais ocorridos, diariamente, em todas as regiões do País. Além disso, há que se formar pessoas conscientes de seus direitos e deveres no trânsito; pessoas comprometidas com a sua segurança e, sobretudo, com a segurança do outro.
Portanto, trabalhar com o tema trânsito nas escolas exige, acima de tudo, o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes éticas e cidadãs no espaço público.

Vale ressaltar aqui o meu agradecimento recebido pelo apoio do Corpo Técnico, Docente e Administrativo da escola .....Para que o evento tornar-se realidade e um sucesso.....

Professor Oziel Ferreira Luz(SIE).