A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Theódor Badotti”, localizada na Passagem São João, nº 296, no Bairro do Tenoné, foi inaugurada em 09 de junho de 1999. Teve sua origem no Clube São Pedro, com a participação do Sr. Theódor Badotti, um holandês, que contribui para a construção do espaço e a organização administrativa da Sra. Marcilia Ribeiro. Na essência de seu valor utilitário, a escola pode ser considerada um exemplo da legitimidade histórica de movimento social, que através da mobilização comunitária, sua demanda foi reconhecida e consolidada pelo poder público, assegurando-se assim a conquista de um direito garantido na Constituição Federal de 1988. art. 205 que “a educação é um direito de todos”.



CLIQUE AQUI!!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Projeto: O LIXO QUE VIRA LUXO

A escola Badotti nos meses de novembro e dezembro, tornou-se verdadeira fabrica de enfeites de Natal, através das oficinas ministradas pelo professor de Informática (Oziel), Arte (Daniel) e Sala de Leitura (Conceição e Miriam). Os enfeites confeccionados pelos alunos com garrafa pet, CD usados e Jornais foram utilizados para decoração natalina do seu espaço escolar.
As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da terra são patrimônio de toda humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade, e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens. Propomos com esse projeto, trabalhar com atitudes, com formação de valores e conceitos, buscando sensibilizar os alunos sobre a importância da reciclagem e reutilização a fim de diminuir o acúmulo de lixo, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Conhecer as formas de fazer a separação do lixo em nossa comunidade, haja vista que a mesma ainda não tem um projeto pronto voltado a esta área, mas é importante salientar também que já está sendo analisada a possibilidade da implantação da coleta seletiva em nossa escola. Diante deste contexto acreditamos que a escola possui um papel relevante no que diz respeito a desenvolver o senso crítico dos alunos. Como discorre os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001): O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno.







Nenhum comentário:

Postar um comentário