A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Theódor Badotti”, localizada na Passagem São João, nº 296, no Bairro do Tenoné, foi inaugurada em 09 de junho de 1999. Teve sua origem no Clube São Pedro, com a participação do Sr. Theódor Badotti, um holandês, que contribui para a construção do espaço e a organização administrativa da Sra. Marcilia Ribeiro. Na essência de seu valor utilitário, a escola pode ser considerada um exemplo da legitimidade histórica de movimento social, que através da mobilização comunitária, sua demanda foi reconhecida e consolidada pelo poder público, assegurando-se assim a conquista de um direito garantido na Constituição Federal de 1988. art. 205 que “a educação é um direito de todos”.



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segunda-feira, 4 de junho de 2012

Carnaval - 2012

Após a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República,os negros chegaram a uma cidade despreparada para receber esse novo contingente populacional. Dessa forma, os negros passaram a ocupar bairros mais afastados ou se instalaram nos cortiços espalhados pela cidade. Ao mesmo tempo, as dificuldades para se arranjar emprego e o problema da discriminação social foram dois fatores que promoveram a solidarização entre essas comunidades socialmente e economicamente excluídas.

Antes de surgir a música “samba” o termo era sinônimo de festa. Outros pesquisadores do assunto ainda relatam que o termo “samba” tem origem no termo africano “semba”, que era comumente utilizado para designar um tipo de dança onde os dançarinos aproximam seus ventres fazendo uma “umbigada”. Segundo o dicionário Aurélio o termo originário ainda significa “estar animado” ou “pular de alegria”.

Na verdade, o carnaval é como o jogo de faz-de-conta, no qual as crianças começam a se identificar com os personagens, inventando papéis, imitando situações e reproduzindo comportamentos. O objetivo desta atividade, na educação, é estimular a criatividade do aluno por meio da arte proveniente dos carnavais mais tradicionais. Por meio desta manifestação artística, introduze-se a importância que tem o Carnaval para a cultura nacional, ao mesmo tempo em que fomenta esta lembrança boa que o Carnaval traz, acrescentando o conhecimento histórico, literário e mitológico; pois os enredos e sambas-enredos retratam a nossa história, as origens, as influências, os mitos, além de discutir questões sociais referentes ao povo.

O trabalho com as máscaras e as marchinhas pode ser aproveitado de forma multidisciplinar. O Carnaval é um tema muito rico, que pode ser aproveitado em noções de história, música, artes.

Outra contribuição destacada refere-se à sua diversidade cultural, tema primordial na queda do preconceito – principalmente o racial e social – e na construção da tolerância entre a pluralidade que forma nosso país.

Através do carnaval, do lúdico, podem-se trabalhar conceitos que faltam à nossa sociedade, e que, através das escolas, do trabalho de conscientização de nossas crianças e adolescentes, ainda podem ser resgatados.

A sexualidade e os adolescentes

A Equipe da Família Saúdavel do Bairro do Tenoné com os Alunos do 4º ano do Curso de Medicina da SESUPA, realizaram no dia 24 de maio de 2012, uma Palestra com os alunos do CII sobre SEXUALIDADE. A sexualidade, uma das características mais importantes do ser humano, está presente desde os primórdios da vida. O ser humano é movido por suas pulsões libidinais direcionadas à busca do prazer e estas se manifestam muito precocemente. Manifestações sexuais podem ser visualizadas em imagens ultrassonográficas de fetos do sexo masculino, como por exemplo a ereção peniana. Já as meninas desde os primeiros dias de vida apresentam lubrificação vaginal. Estes comportamentos são uma demonstração da potencialidade biológica para o desenvolvimento da sexualidade. Sensações sexuais estão presentes durante todo o desenvolvimento da criança, desde a amamentação até o início pubertário, quando então há uma intensificação destas sensações. É com a chegada da puberdade, com o desenvolvimento físico, que o ser humano se torna apto a concretizar a sexualidade plena através do ato sexual propriamente dito, que permite tanto obter prazer erótico como procriar.
O aumento do interesse sexual coincide com o surgimento dos caracteres sexuais secundários. Este interesse é influenciado pelas profundas alterações hormonais deste período da vida e pelo contexto psicossocial. O prazer resultante do ato sexual diferencia o ser humano do restante dos animais. Ele é o único ser que, objetivamente, pode ter relação sexual só pelo prazer e não com finalidade reprodutiva (Levin, 1969; Dolto, 1977) e na adolescência isso se torna evidente (Silber, 1985). Apesar da sexualidade ser definida como um conjunto de fenômenos que permeia todos os aspectos de nossa existência ela é vista inicialmente como um fenômeno biológico. Porém, sabe-se que é também social e psicológico e só pode ser compreendido quando situado no âmbito e nas regras da cultura em que se vive. Em cada sociedade são diferentes as proibições e permissividades em relação à atividade sexual. No processo de adaptação cultural do ser humano, o controle da sexualidade é um dos aspectos centrais. Praticamente todas as culturas impõem alguma forma de restrição ao comportamento sexual. A complexidade e ambigüidade da sexualidade residem principalmente no fato da reprodução não ser seu objetivo primordial. Historicamente podemos observar que a sociedade humana se iniciou com uma proibição ao livre exercício da sexualidade, o tabu do incesto (Lévy-Strauss apud Dor, 1989). A religião também exerceu e ainda exerce grande influência no comportamento sexual dos indivíduos. Segundo a interpretação da igreja católica sobre a criação do mundo, Adão e Eva foram expulsos do paraíso porque se tornaram sexuados. No paradigma monástico do início da era cristã, todas as pessoas sexuadas eram consideradas pecadoras. Só os monges, que viviam isolados no deserto eram puros. Porém, mais tarde, no século IV, outra interpretação foi dada por Santo Agostinho, que acreditava que o castigo divino a Adão e Eva deveu-se ao prazer resultante do ato sexual e não ao ato em si. A partir daí, a concupiscência da carne, passou a ser considerada um pecado (Ariès & Duby, 1995). Em outras culturas e em outras épocas da humanidade restrições ao livre exercício da sexualidade foram impostas por motivos econômicos, como por exemplo no desenvolvimento da sociedade capitalista o sexo foi reprimido porque ser incompatível com o trabalho (Foucault, 1988). Em nossa sociedade sexo ainda é um tabu e os problemas relativos à sexualidade são muito freqüentes. Acompanhar desde cedo o processo de desenvolvimento pode ajudar o adolescente a prevenir problemas futuros como abuso sexual e gravidez.
TEXTO: Stella R. Taquette

Jornal “O Liberal” leva Escola Badotti para o mundo da Arte

No dia 18 de abril de 2012, a Escola Theódor Badotti, através da parceria com o programa “O Liberal na Escola”, participou da visita ao Museu do Estado com as turmas de 4º e 5º ano, sob a coordenação da professora Miriam Miranda, auxiliada pelos professores parceiros Claudia Santos e Oziel Luz. O percurso foi supervisionado e monitorado pelos Educadores do Museu e do Jornal O Liberal, onde o grupo deve a oportunidade de conhecer a história da origem da nossa cidade, feitos e lutas, a cultura e a arte do povo paraense. Esta visita proporcionou um maior aprendizado das crianças sobre nossa cidade, tema trabalhado este ano pela escola, conforme o planejamento anual.