A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Theódor Badotti”, localizada na Passagem São João, nº 296, no Bairro do Tenoné, foi inaugurada em 09 de junho de 1999. Teve sua origem no Clube São Pedro, com a participação do Sr. Theódor Badotti, um holandês, que contribui para a construção do espaço e a organização administrativa da Sra. Marcilia Ribeiro. Na essência de seu valor utilitário, a escola pode ser considerada um exemplo da legitimidade histórica de movimento social, que através da mobilização comunitária, sua demanda foi reconhecida e consolidada pelo poder público, assegurando-se assim a conquista de um direito garantido na Constituição Federal de 1988. art. 205 que “a educação é um direito de todos”.



CLIQUE AQUI!!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Projeto “VIVER E CONVIVER COM A DIVERSIDADE ATRAVÉS DAS BOAS MANEIRAS”


JUSTIFICATIVA
As boas maneiras constituem a base dos relacionamentos e são fundamentadas na demonstração do interesse e da consideração pelas pessoas. Assim sendo, sua importância no ambiente escolar e na educação de uma criança é vital para que seu desenvolvimento ocorra de maneira saudável e integral.
Partimos da constatação da necessidade demonstrada pelos alunos de se relacionarem cordialmente, a Escola abordou este tema, com o intuito de oferecer ao educando a oportunidade de aprender regras e procedimentos de comportamento que permitam uma efetiva integração na comunidade escolar, apontando novos caminhos que os conduzam a um viver mais harmônico.


OBJETIVO GERAL

Este projeto tem como objetivo a formação de hábitos e atitudes condizentes com as normas da boa educação despertando no aluno a necessidade de uma atitude criativa e transformadora de seu universo que o capacitará ao bom convívio social, agregando valores, experiências e reflexões comuns a todos os participantes, e possibilitando um espaço de aceitação, respeito, interação, amor e recriação permanente.

O que o aluno poderá aprender com este projeto:

• Identificar os direitos e deveres de cada cidadão;
• Compreender as relações sociais, as diferenças e individualidades;
• Analisar situações-problema com relação a indisciplina;
• Avaliar atitudes, comportamentos e decisões tomadas nas situações-problema;

As ações deste Projeto serão publicadas de acordo suas realizações.


No período de 15 a 18 de fevereiro foi dado o ponto de partida do projeto, iniciando as atividades na sala de informática com o filme “UP ALTAS AVENTURAS”; nas Salas de Aula, produções realizadas a partir da música “As palavrinhas mágicas”, que gerou um questionário para ser realizado uma entrevista com os pais. Após coleta de dados foi montado um gráfico com as informações dos alunos por turma. Também as professora conduziram uma discussão sobre o filme UP Altas Aventuras finalizando com uma produção textual; Na Sala de Leitura as professoras desenvolveram uma atividade de reflexão e produção textual a partir do Vídeo “O Pequeno Hiawatha”; O professor de Arte iniciou suas atividades para uma dramatização e o Professor de Educação Física trabalhou o comportamento/atitudes dos alunos.

Atividade Realizada na Sala de Informática (Filme UP Altas Aventuras) – 15/02/2011
Professor:Oziel Ferreira Luz

Atividade Realizada na Sala de Aula – 15/02/2011
Professora: Miriam Miranda
Aluno: Luiz Davi Pimenta
Turno: CII – 2º Ano - Tarde

Produção realizada a partir da reflexão do Filme “UP Altas Aventuras”.

Testo Corrigido com a participação do aluno
Eu achei o tema do filme interessante pois, o velho, após a morte da esposa, se meteu em uma grande aventura com seus amigos: O menino, o cachorro e o pássaro. Durante a aventura encontrou um cientista malvado que na sua juventude não conseguiu pegar o misterioso pássaro o que fez nascer um grande ódio em seu coração.
O velho FREDRICKSEN construiu uma grande amizade com o pássaro, o menino e o cachorro e por isso lutou para defendê-los das ameaças do cientista. Durante suas aventuras, aprendeu que a amizade tem grande valor.

Atividade Realizada na Sala de Aula – 15/02/2011
Professora: Conceição Figueiredo
Aluno: Kauan Miranda
Turno: CI – 3º Ano - Manhã

Produção realizada a partir da música “As palavrinhas mágicas”, que gerou um questionário para ser realizado uma entrevista com os pais. Após coleta de dados, foi montado um gráfico com as informações dos alunos.

1- Qual as palavrinhas mágicas que as pessoas precisam cultivar mais?
Resposta: Solidariedade, justiça, respeito, amor, união, amizade


Atividades Realizada na Sala de Informática e Sala de Leitura – 16/02/2011
Professora: Miriam Miranda
Aluna: Dailane Pinheiro
Turno: CII – 2º Ano - Manhã

Produção realizada a partir da reflexão do Filme “O Pequeno Hiawatha”.


Obs.: Texto corrigido com a participação da Aluna.

O pequeno Hiawatha
Esse filme me ensinou que não devemos maltratar os animais e pessoas porque assim ganhamos com a amizade de todos.
Se nós não soubermos fazer boas amizades com as pessoas, ninguém ficará perto de nós. Devemos respeitar os outros para ser respeitado e assim conseguiremos a amizade de todos.

Atividade Realizada na Sala de Informática e Sala de Leitura – 17/02/2011
Professora: Conceição Figueiredo
Aluna: Marcus Queiroz
Turno: CII – 2º Ano - Intermediário



Atividade Realizada na Sala de Informática e Sala de Aula – 17/02/2011
Professora: Ana Souza
Aluno: Danilo Kainan
Turno: CI – 1º Ano - Tarde


Aprofundamento do Tema na Sala de Informática
Professor: Oziel Ferreira Luz
Ciclos: Educação Infantil - CI e CII








Produções Coletivas dos alunos CII - 1º, para apresentarem no Carnaval das Boas Maneiras


O balancê, balancê
Quero brincar com você
Entra na roda
Amigo pra vê
O balancê, balancê
Cada amigo que passa
Venha comigo brincar
Eu já estou te esperando
pra lá e pra cá
Vamos brincar e dançar!!!!

Profesora: Marcilia Passos

Samba do amigo
Ei,você aí,é meu amigo sim...
é meu amigo sim...
Eu serei seu companheiro
vou te tratar com amor
e com respeito
vou te fazer,fazer muito feliz
e com sua amizade
eu também serei feliz!

Professora: Lília santos

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao longo do período que trabalhamos este Projeto observamos que as palavras mágicas como: ‘com licença’, ‘desculpe’, ‘por favor’, ‘muito obrigado’ poucas são utilizadas no vocabulário dos nossos alunos. Procuramos então soluções práticas para os problemas encontrados em sala de aula. Cremos que o bom relacionamento deve prevalecer nas relações humanas de modo geral e na escola em particular, portanto com as atividades que foram desenvolvidas, alcançamos melhorias nos relacionamentos interpessoais dos educando, amenizando os conflitos existentes no ambiente escolar e favorecendo a constituição do próprio sujeito (seus valores e seu caráter) condição necessária para o seu desenvolvimento integral. Embora, sabemos que a prática de boas maneiras deve ser constante e não apenas trabalhadas um certo momento ou período, porém já semeamos uma semente na escola.

Curtam alguns momentos da culminância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário