A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Theódor Badotti”, localizada na Passagem São João, nº 296, no Bairro do Tenoné, foi inaugurada em 09 de junho de 1999. Teve sua origem no Clube São Pedro, com a participação do Sr. Theódor Badotti, um holandês, que contribui para a construção do espaço e a organização administrativa da Sra. Marcilia Ribeiro. Na essência de seu valor utilitário, a escola pode ser considerada um exemplo da legitimidade histórica de movimento social, que através da mobilização comunitária, sua demanda foi reconhecida e consolidada pelo poder público, assegurando-se assim a conquista de um direito garantido na Constituição Federal de 1988. art. 205 que “a educação é um direito de todos”.



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terça-feira, 23 de março de 2010

8 de março: Um data de muitas histórias e lutas.

A partir de 1922, o Dia Internacional da Mulher é celebrado oficialmente no dia 8 de março. Os alunos do Badotti parabeniza as mulheres do mundo inteiro...


domingo, 21 de março de 2010

A DENGUE se combate todos os dias.......

Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua casa, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.
Ajude o Brasil a combater a dengue. Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes.



Professor: Oziel Luz - Sala Educativa de Informática

Semana da Higiene



O período de 8 a 12 de março, foi bastante animado nas turmas de educação infantil, onde cantamos várias musiquinhas e fizemos atividades de desenho com texto relacionadas com a questão da Higiene do Corpo. Entretanto, o momento esperado era o das brincadeiras de um delicioso banho de espuma que aconteceu na sexta-feira.....foi um sucessoooooooooooooooooooooooo!!
Professora Maria Eugênia Correa


CONTOS E ENCANTOS DOS CONTOS POPULARES




Os contos populares, que encantaram e ainda encantam crianças de todo mundo, surgiram na tradição oral dos povos como um simples relato de histórias imaginárias que simplesmente propunham a seus ouvintes modelos de comportamento e proporcionavam doces momentos de lazer em família. Na tradição oral, o conto não tem propriamente autoria, ele se apresenta como uma criação coletiva tendo em vista que cada contador introduz alguma alteração. Daí a expressão popular: “ Quem conta um conto, aumenta um ponto.” Mesmo nos tempos atuais onde esses contos se propagam por meio da internet, livros, DVDs, percebe-se que essa transplantação não provocou a perda de seus sinais de origem, conseguindo alcançar pessoas de todas as idades.
Considerando toda a riqueza e potencial educativo dos contos populares a Sala de Leitura na Escola Municipal Theódor Badotti, neste primeiro bimestre, iniciou suas atividades de incentivo à leitura com a valorização dos contos populares regionais e locais visando o resgate da tradição oral e divulgando suas origens e transformações que sofreram ao longo dos anos.
Durante pesquisa realizada com os alunos percebemos que, os contos populares ainda têm espaço na educação familiar, embora de forma muito tímida. Mas, percebe-se também que estes contos conseguem encantar a todos, seja explorando a esperteza, a obediência, o humor, o mistério, sempre causando um prazer imenso em ouvi-los e comentar sobre eles.
Neste período, a sala de leitura trouxe para sala de aula, momentos de prazer com os contos: Canta, canta meu surrão(origem africana), a sopa de pedra(origem portuguesa), a mulher do táxi(Pará), João Jiló(Brasil) e A chuva Vespertina em Belém(Pará). Não resistimos também em divulgar um conto mexicano do acervo da escola, traduzido por Ana Maria Machado – “Só um minutinho!” - regado de humor e mistério que encantou a criançada. Através dos contos, outras atividades foram geradas estimulando o gosto pela leitura: desenho, debates sobre o texto, leitura e ilustração de textos coletivos, produção de histórias em quadrinhos, construção de murais.

Miriam Rodrigues de Miranda – Pedagoga, especialista em Teorias e Práticas Curriculares, docente da E.M.E.I.E.F Theódor Badotti.



Badotti Notícias - Março 2010

Obs.: Trabalhos na íntegra dos alunos.


Reportagem: "A adolescente e sua perspectiva de um mundo melhor".

História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Entrevistada: Carem Gabriela Cunha Leão
Turma: CII – 2º ano (C22101) Turno: 1º

Repórteres: Turma: CII – 2º ano (C22101)
Fabio luciano Silva dos Santos
Kananda Maria Oliveira Leão
Joice Kelen Gonçalves Teixeira

1 – Qual a mulher você indicaria para receber o prêmio “Mulher 2010”? (Gráfico abaixo relacionado aos dados coletados pelas 3 (três) equipes de repórteres).
R: Minha mães

2 – O que você espera para o seu futuro?
R: Que o futuro seja muito melhor que hoje

3 – Que profissão pretende seguir? (Gráfico abaixo relacionado aos dados coletados pelas 3 (três) equipes de repórteres).
R: Policial

4 – O que você pensa sobre a violência nos dias de hoje? Você como autoridade o que faria para combatê-la? (Gráfico abaixo relacionado aos dados coletados pelas 3 (três) equipes de repórteres).
R: Ajudaria os policiais para combater a violência.

5 – O que você faria para termos um mundo melhor?
( x ) Acabaria com a violência
( ) Cuidaria do meio ambiente
( ) Incentivaria a educação.

Justifique:
Por que o mundo deve ser cuidado por todos nós, pois não podemos deixar o mundo com a violemcia para não influencia os menores


Entrevistada: RAYSSA OLIVEIRA MENDES
Turma: CII – 2º ano (C2202) Turno: 2º

Repórteres: Turma: CII – 2º Ano - C2202
Gessica Miranda Carvalho
Luana bordes da silva
Vitória Jane Da Silva Fernandes

1 – Qual a mulher você indicaria para receber o prêmio “Mulher 2010”?
R: Diretora Elza

2 – O que você espera para o seu futuro?
R: Quero terminar o estudo e ser uma pessoa rica e ser feliz e viver em paz.

3 – Que profissão pretende seguir?
R: Médica.

4 – O que você pensa sobre a violência nos dias de hoje? Você como autoridade o que faria para combatê-la?
R: Prendia as pessoas que fazem grandes crimes exemplo: que rouba mata, abuso de criança menores de idades.

5 – O que você faria para termos um mundo melhor? (Gráfico abaixo relacionado aos dados coletados pelas 3 (três) equipes de repórteres).

( ) Acabaria com a violência
( ) Cuidaria do meio ambiente
( x ) Incentivaria a educação.

Justifique.
Por que a gente educando as pessoas elas iriam ter consciências iriam cuidar do meio ambiente e acabaria com a violência.


Entrevistada: Luciely Franco Rodrigues
Turma: CII – 1º ano (C21303) Turno: 3º

Repórteres: Turma: CII – 1º Ano – C21303)
Franklim Piedade da Silva
Roberto Valdemir magno rocha
Vitor Nogueira da silva

– Qual a mulher você indicaria para receber o prêmio “Mulher 2010”? (Gráfico abaixo relacionado aos dados coletados pelas 3 (três) equipes de repórteres).
R: Mãe

2 – O que você espera para o seu futuro?
R: Queria ser professora de infomatica.

3 – Que profissão pretende seguir? (Gráfico abaixo relacionado aos dados coletados pelas 3 (três) equipes de repórteres).
R: Médica

4 – O que você pensa sobre a violência nos dias de hoje? Você como autoridade o que faria para combatê-la?
R: Está dificil sair na rua, colocaria um posto de delegacia, pois a rua está muito perigosa.

5 – O que você faria para termos um mundo melhor? (Gráfico abaixo relacionado aos dados coletados pelas 3 (três) equipes de repórteres).
( X ) Acabaria com a violência
( ) Cuidaria do meio ambiente
( ) Incentivaria a educação.

Justifique.
As ruas são muitos perigosas.


Gráficos.......
Gráfico questão 1.

Gráfico questão 2.

Gráfico questão 3.