A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Theódor Badotti”, localizada na Passagem São João, nº 296, no Bairro do Tenoné, foi inaugurada em 09 de junho de 1999. Teve sua origem no Clube São Pedro, com a participação do Sr. Theódor Badotti, um holandês, que contribui para a construção do espaço e a organização administrativa da Sra. Marcilia Ribeiro. Na essência de seu valor utilitário, a escola pode ser considerada um exemplo da legitimidade histórica de movimento social, que através da mobilização comunitária, sua demanda foi reconhecida e consolidada pelo poder público, assegurando-se assim a conquista de um direito garantido na Constituição Federal de 1988. art. 205 que “a educação é um direito de todos”.



CLIQUE AQUI!!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Páscoa: A festa de Cristo e não do Coelho da Páscoa


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Para entendermos a Páscoa cristã, vamos, sinteticamente, buscar sua origem na festa judaica de mesmo nome. O ritual da Páscoa judaica é apresentado no livro do Êxodo (Ex 12.1-28). Por essa festa, a mais importante do calendário judaico, o povo celebra o fato histórico de sua libertação da escravidão do Egito acontecido há 3.275 anos, cujo protagonista principal desse evento foi Moisés no comando de seu povo pelo mar vermelho e deserto do Sinai.
Porém, a Páscoa é uma data que se transformou em uma festa comercial, fazendo com que muitos se esqueçam da verdadeira razão da comemoração: Jesus Cristo.
É talvez uma das celebrações cristãs mais importantes no mesmo tom do Natal. Uma vez que o Natal marca o nascimento de Cristo e a Páscoa aponta para nós o sacrifício Dele no calvário, substituto no nosso lugar e o cumprimento da missão Dele. O cristão olha a Páscoa não apenas como uma celebração religiosa, mas como a marca da sua salvação em Cristo Jesus.
Os pais devem ensinar os filhos que estes são símbolos meramente comerciais. Não concordo em radicalizar com os pequenos e dizer para não comprar o ovo de chocolate. Acredito que seja um momento de confraternização, entendendo também que deve ser dito para as crianças que o ovo de chocolate é um símbolo. Que o verdadeiro sentido da Páscoa é a libertação pelo sangue de Jesus. Na Páscoa judaica haveria de ser morto todo ano um cordeiro. Cristo foi o último cordeiro, o que fez o último sacrifício. Agora não é necessário mais a morte do cordeiro, agora basta crer em Cristo como salvador. Crer que Ele morreu, foi sepultado e mais: Ressuscitou por nós.

A Páscoa deve ser comemorada corretamente, ensinando a família e aos filhos os sinais e a evidência da remissão do pecado em Cristo Jesus. O simbolismo da Páscoa para os judeus é a libertação do Egito, para os cristãos é a libertação do pecado para uma nova vida em Cristo.
A igreja precisa ser neste momento uma instituição educativa para que a comunidade entenda o que foi a páscoa para os judeus, e entenda o que a páscoa foi para nós hoje, que não tem nada a ver com a páscoa judaica, que aponta para a remissão completa que haveria em Jesus. Hoje não precisamos de um cordeiro a cada ano, hoje temos Cristo que foi o último cordeiro, que fez o sacrifício para salvação da humanidade.

Créditos: Portal Melodia e Culturabrasil.org
Ministério Áudio Visual