Tema: Ler para Q?
Mês: Abril - 2010
A LEITURA E A TECNOLOGIA
Nada mais discutível do que afirmar que crianças, jovens e adultos, muitas vezes, não gostam de ler ou que a televisão é a grande vilã da história ou que, antigamente, as pessoas liam mais. Esquece-se de que ninguém se torna leitor apenas por um ato de obediência e de que ninguém nasce gostando de leitura. Como ninguém nasce gostando de futebol ou de cinema. Dessas coisas aprende-se a gostar, e essa aprendizagem é cultural.
Uma pessoa desenvolverá o gosto pela leitura se desde cedo tiver experiências gratificantes com os livros ou até mesmo através da internet buscando textos significativos. Pesquisas recentes mostram que a televisão não é obstáculo à leitura, atende a certas expectativas das pessoas, mas não ocupa o lugar do livro. Muitas vezes, ela até chama atenção sobre determinados títulos, estimulando a leitura. Se as pessoas não têm acesso a livros interessantes, se passaram apenas por experiências negativas com o ato de ler, como esperar que de repente passem a gostar de ler? Um leitor forma-se aos poucos, com o passar do tempo. Daí a importância de se começar o quanto antes o contato da criança com o mundo dos livros, antes mesmo que ela aprenda a ler.
O número de leitores no Brasil sempre foi insignificante. Antigamente, a oferta de materiais de leitura era reduzida e lia-se muito pouco. Hoje, a oferta é enorme, além de ter muitas coisas, dentre elas a tecnologia, que concorrem com o livro.
Portanto, muitas das pessoas que não gostam de ler não foram estimuladas ou passaram por experiências negativas, lendo livros que nada lhes acrescentaram. Acredito que, quando o texto é acessívele significativo, as pessoas se animam e a leitura acontece.
Assim, deve-se buscar soluções para que as crianças tenham mais oportunidades de conhecer livros que tornem o ato de ler uma experiência gratificante, cheias de emoções e não uma rotineira
tarefa escolar.
Entrevistada: Elza Bitencourt - Diretora

Repórteres: Turma: CII – 2º ano (C22101) Turno: 1
Arthur Leon Campos
Helen Cristina de Moraes
Silviane Tavares dos Santos
1 - O que é ler?
R: É essencial para o conhecimento, para cultura e para vida social.
2 – Qual o livro que você leu que mais gostou. Por que?
R: Nascido para viver - Porque ele traz algunas lições de vidas para a família.
3 – Como a leitura influência na aprendizagem dos alunos?
R: Estimulando o pensamento e a criatividade.
4 – Qual a importância da semana do livro para a educação?
R: Por meio do livro a educação torna-se prazerosa.
5 – As histórias contadas pelas professoras de Educação Infantil, influência na leitura?
R: Sim
6 – Qual o livro você indicaria aos seus alunos?
( ) Um gibi
( x ) Um livro de fábula
( ) Um livro de história infantil como o “Reinações de Narizinho”.
R: Porque através das fábulas as crianças vagam no pensamento e aprendem
valores e deveres e colocam em prática nas suas vidas.
Entrevistada: Conceição Figueiredo – Professora

Repórteres: Turma: CII – 2º Ano – (C2202) – 2º Turno
Enrique Jorge da Silva
Jessíca Emily de Sousa Pereira
Sabrina Costa
1 - O que é ler?
R: É intrepretar o mundo a sua volta
2 – Qual o livro que você leu que mais gostou. Por que?
R: O Mundo de Sofia – Porque me fez viajar, refletir e conhecer sobre o mundo que vivemos.
3 – Como a leitura influência na aprendizagem dos alunos?
R: De todas as formas, pois a leitura amplia os conhecimentos, o vocabulário, melhora a organização das idéias e a escrita ortográfica.
4 – Qual a importância da semana do livro para a educação?
R: Influencia os alunos ao gosto pela leitura de modo a torna-los bons leitores.
5 – As histórias contadas pelas professoras de Educação Infantil, influência na leitura?
R: Totalmente, pois ajuda no desenvolvimento da leitura e da escrita.
6 – Qual o livro você indicaria aos seus alunos?
( x ) Um gibi
( x ) Um livro de fábula
( x ) Um livro de história infantil como o “Reinações de Narizinho”.
Justifique?
R: Indicaria qualquer um dos citados, pois boas leituras nunca e demais.
Entrevistado: João Damasceno - Professor
Turma: CII – 1º ano (C21303) Turno: 3º

Repórteres: Turma: CII – 1º Ano – C21303)
Flávia Pureza de Araujo
Luciely Franco Rodrigues
Vanessa Raissa Nunes
1 - O que é ler?
R: Ler é fazer com que o aluno conheca novos horizontes da comunicação e a descoberta de novos valores dentro da leitura
2 – Qual o livro que você leu que mais gostou. Por que?
R: Contos da Sibéria – Por ser uma terra grande onde continha tudo o que você pode imaginar.
3 – Como a leitura influência na aprendizagem dos alunos?
R: Influência em mostrar ao aluno em descobrir caminhos de novas palavras que façam com que o aluno procure ter mais interesse pela leitura.
4 – Qual a importância da semana do livro para a educação?
R: A semana do livro proporciona uma mudança diferenciada ao aluno, pois ele consegue mostrar algo que envolva a leitura ou a dramatização.
5 – As histórias contadas pelas professoras de Educação Infantil, influência na leitura?
R: Com toda certeza, pois dá ao aluno a segurança de fazer uma boa leitura bem mais cedo.
6 – Qual o livro você indicaria aos seus alunos?
( ) Um gibi
( ) Um livro de fábula
( ) Um livro de história infantil como o “Reinações de Narizinho”.
Justifique?
R: Indicaria todos as opções, para que o aluno tivesse um conhecimento com vários tipos de leitura.
Oi, pessoal do Badotti, parabéns pelo blog! Muito bom!
ResponderExcluirParabéns aos professores que colaboram com o blog, aos alunos repórteres, que entrevistaram os professores e aos que expuseram seus trabalhos, e parabeńs especiais ao prof. Oziel, pelo excelente trabalho com o blog.
Franz