A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Theódor Badotti”, localizada na Passagem São João, nº 296, no Bairro do Tenoné, foi inaugurada em 09 de junho de 1999. Teve sua origem no Clube São Pedro, com a participação do Sr. Theódor Badotti, um holandês, que contribui para a construção do espaço e a organização administrativa da Sra. Marcilia Ribeiro. Na essência de seu valor utilitário, a escola pode ser considerada um exemplo da legitimidade histórica de movimento social, que através da mobilização comunitária, sua demanda foi reconhecida e consolidada pelo poder público, assegurando-se assim a conquista de um direito garantido na Constituição Federal de 1988. art. 205 que “a educação é um direito de todos”.



CLIQUE AQUI!!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto: SISTEMA MONETÁRIO PARA PEQUENOS CONSUMIDORES.

Responsável: Professor Oziel Luz (Sala de Informática)
Publico alvo: Ed. Infantil, Ciclo I e Ciclo II
Período: 25 de abril a 30 de junho de 2011.

É muito comum vermos crianças pequenas manuseando moedas, seja para juntá-las em um cofrinho ou mesmo para comprar o lanche da escola. Esse contato é muito importante, pois aos poucos a criança vai aprendendo as primeiras noções matemáticas, além de criar noção de valor das coisas e a importância de se juntar e economizar. Esse conhecimento é tão importante para nossas vidas que até mesmo as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de passar por uma escola, ou seja, pelo aprendizado sistemático, o adquirem de forma adequada. Constantemente vemos crianças de rua, nos semáforos das cidades, pedindo esmolas ou vendendo balas, frutas, doces, onde sabem com precisão fazer os cálculos para voltarem o troco ou somarem a quantia, verificando se a mesma está correta. Isso acontece em razão do sistema monetário fazer parte de nosso dia-a-dia e, principalmente, por se tratar de um assunto do interesse de todos, pois sem esse conhecimento ficaria impossível viver de forma independente.
Segundo Neila Tonin Agranionih, é importante “explorar, desde as séries iniciais, as relações lógico matemáticas e numéricas presentes nas situações que envolvem o uso do dinheiro, pois estas estão diretamente ligadas ao mundo moderno”. Aos poucos as crianças vão construindo um saber matemático, que ficará por toda a vida, como sistema decimal de numeração, composição e decomposição, comparação, além das quatro operações.
Vemos assim que trabalhar com sistema monetário pode ser uma atividade bem atrativa para os alunos, não necessariamente tendo que ficar presos aos livros didáticos, mas podendo trabalhar de forma ativa, com cálculos mentais e ao mesmo tempo aprendendo através da diversão, como podemos acompanhar as atividades desenvolvidas pela nossa Escola.

- VISITA A FEIRA DO BAIRRO




VIVENCIA SALA DE INFORMÁTICA




ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SALA DE INFORMÁTICA












Para ajudar os alunos a entender conteúdos e resolver problemas e situações-problema uma alternativa é recorrer aos materiais concretos. Eles despertam a curiosidade e estimulam a garotada a fazer perguntas, a descobrir semelhanças e diferenças, a criar hipóteses e chegar às próprias soluções – enfim, a se aventurar pelo mundo da Matemática de maneira leve e divertida. Para usar o material concreto é preciso planejar e se perguntar se realmente ajudará a turma a avançar. Além disso a turma deve ter um conhecimento prévio mínimo sobre o assunto. Por exemplo, o uso do dinheiro de brinquedo é que ele tem forte presença na vida social, o que torna o brinquedo significativo para os alunos. Usa-se o dinheiro como material didático, com função similar à do material dourado, isto é, ele é empregado para representar a escrita de números em nosso sistema decimal e permitir a compreensão dos algoritmos. Observamos alguns exemplos de atividades com material concreto.

- ATIVIDADES COM DINHEIRO DE BRINGUEDOS




- ATIVIDADES COM DINHEIRO DE BRINGUEDOS e MATERIAL DOURADO




- ATIVIDADE COM BALANÇA DE GARRAFA PET PARA CONSTRUÇÃO DE RETA CENTESIMAL.



- ATIVIDADE COM EMBALAGEM E LOCALIZAÇÃO DAS CIDADES DE FABRICAÇÕES DOS PRODUTOS NO MAPA DO BRASIL.






Um comentário: