Após a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República,os negros chegaram a uma cidade despreparada para receber esse novo contingente populacional. Dessa forma, os negros passaram a ocupar bairros mais afastados ou se instalaram nos cortiços espalhados pela cidade. Ao mesmo tempo, as dificuldades para se arranjar emprego e o problema da discriminação social foram dois fatores que promoveram a solidarização entre essas comunidades socialmente e economicamente excluídas.
Antes de surgir a música “samba” o termo era sinônimo de festa. Outros pesquisadores do assunto ainda relatam que o termo “samba” tem origem no termo africano “semba”, que era comumente utilizado para designar um tipo de dança onde os dançarinos aproximam seus ventres fazendo uma “umbigada”. Segundo o dicionário Aurélio o termo originário ainda significa “estar animado” ou “pular de alegria”.
Na verdade, o carnaval é como o jogo de faz-de-conta, no qual as crianças começam a se identificar com os personagens, inventando papéis, imitando situações e reproduzindo comportamentos. O objetivo desta atividade, na educação, é estimular a criatividade do aluno por meio da arte proveniente dos carnavais mais tradicionais. Por meio desta manifestação artística, introduze-se a importância que tem o Carnaval para a cultura nacional, ao mesmo tempo em que fomenta esta lembrança boa que o Carnaval traz, acrescentando o conhecimento histórico, literário e mitológico; pois os enredos e sambas-enredos retratam a nossa história, as origens, as influências, os mitos, além de discutir questões sociais referentes ao povo.
O trabalho com as máscaras e as marchinhas pode ser aproveitado de forma multidisciplinar. O Carnaval é um tema muito rico, que pode ser aproveitado em noções de história, música, artes.
Outra contribuição destacada refere-se à sua diversidade cultural, tema primordial na queda do preconceito – principalmente o racial e social – e na construção da tolerância entre a pluralidade que forma nosso país.
Através do carnaval, do lúdico, podem-se trabalhar conceitos que faltam à nossa sociedade, e que, através das escolas, do trabalho de conscientização de nossas crianças e adolescentes, ainda podem ser resgatados.
Antes de surgir a música “samba” o termo era sinônimo de festa. Outros pesquisadores do assunto ainda relatam que o termo “samba” tem origem no termo africano “semba”, que era comumente utilizado para designar um tipo de dança onde os dançarinos aproximam seus ventres fazendo uma “umbigada”. Segundo o dicionário Aurélio o termo originário ainda significa “estar animado” ou “pular de alegria”.
Na verdade, o carnaval é como o jogo de faz-de-conta, no qual as crianças começam a se identificar com os personagens, inventando papéis, imitando situações e reproduzindo comportamentos. O objetivo desta atividade, na educação, é estimular a criatividade do aluno por meio da arte proveniente dos carnavais mais tradicionais. Por meio desta manifestação artística, introduze-se a importância que tem o Carnaval para a cultura nacional, ao mesmo tempo em que fomenta esta lembrança boa que o Carnaval traz, acrescentando o conhecimento histórico, literário e mitológico; pois os enredos e sambas-enredos retratam a nossa história, as origens, as influências, os mitos, além de discutir questões sociais referentes ao povo.
O trabalho com as máscaras e as marchinhas pode ser aproveitado de forma multidisciplinar. O Carnaval é um tema muito rico, que pode ser aproveitado em noções de história, música, artes.
Outra contribuição destacada refere-se à sua diversidade cultural, tema primordial na queda do preconceito – principalmente o racial e social – e na construção da tolerância entre a pluralidade que forma nosso país.
Através do carnaval, do lúdico, podem-se trabalhar conceitos que faltam à nossa sociedade, e que, através das escolas, do trabalho de conscientização de nossas crianças e adolescentes, ainda podem ser resgatados.
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