A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Theódor Badotti”, localizada na Passagem São João, nº 296, no Bairro do Tenoné, foi inaugurada em 09 de junho de 1999. Teve sua origem no Clube São Pedro, com a participação do Sr. Theódor Badotti, um holandês, que contribui para a construção do espaço e a organização administrativa da Sra. Marcilia Ribeiro. Na essência de seu valor utilitário, a escola pode ser considerada um exemplo da legitimidade histórica de movimento social, que através da mobilização comunitária, sua demanda foi reconhecida e consolidada pelo poder público, assegurando-se assim a conquista de um direito garantido na Constituição Federal de 1988. art. 205 que “a educação é um direito de todos”.



CLIQUE AQUI!!!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Olhos na tela aqui, mãos terra lá, para da horta cuidar.

De geração em geração o homem repassa que é da terra que tiramos nosso sustento . No entanto para muitos seres humanos esta relação está perdida, o "solo" de onde o seu alimento é tirado é apenas "terra", pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação. Com os avanços tecnológicos, aperfeiçoamos nossas técnicas de cultivar a terra e prepará-la para o plantio buscando uma relação saudável entre homem-natureza, pois, ele depende dela para sobreviver.
As crianças e jovens da comunidade circunvizinhas das escolas, das cidades têm seu cotidiano em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com a natureza. Desta forma sentimos a necessidade do resgate deste contato para propiciar este relacionamento, cultivando uma horta na escola a qual irá permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Com este projeto os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o aprendizado da SIE.
Dê uma passadinha por aqui, vez ou outra, e confirar as atividades desenvolvidas no prjeto

ATIVIDADES COM MAQUETE
- Lateralidade e suas definições

"A lateralidade constitui um processo essencial às relações entre a motricidade e a organização psíquica intersensorial. Representa a conscientização integrada e simbolicamente interiorizada dos dois lados do corpo, lado e lado direito, o que pressupõe a noção da linha média do corpo." (Fonseca,1988)

A lateralização, além de ser uma característica da espécie humana em si, põe em jogo a especialização hemisférica do cérebro, reflete a organização funcional do sistema nervoso central. A conscientização do corpo pressupõe a noção de esquerda e direita, sendo que a lateralidade com mais força, precisão, preferência, velocidade e coordenação participa no processo de maturação psicomotora da criança.

Para explorar os sentidos direito, esquerdo e frente, construir uma maquete onde os alunos poderam se posicionar e praticar o sentido de lateralidade.







ATIVIDADES COM ÁRVORE
- João tinha 14 carrinhos e ganhou 5. Com quantos ficou? - É de mais ou de menos? Quantas vezes já ouvimos comentários como esse ao formular um problema matemático para a turma? Os alunos ficam aflitos para saber qual operação usar e chegar ao resultado final. Preocupado com as dificuldades no aprendizado das operações elementares das crianças, confeccionei árvores para os alunos explorar as operações básica da adição, subtração, multiplicação e divisão. Bem como a decomposição e composição dos numerais, de maneira prática, onde elas poderão tirar, acrescentar, juntar e comparar para resolver os problemas e desenvolver o seu aprendizado.
ATIVIDADES ERVAS MEDICINAIS A Mãe Natureza proporciona ao homem uma infinidade de plantas com valores medicinais. A flora brasileira constitui uma fonte inesgotável de saúde e nossos ancestrais sempre souberam se aproveitar desta riqueza, pois o uso das plantas medicinais existe desde o início dos tempos. Para explorar o mundo das ervas medicinais, elaborei um formulário de entrevista, onde os alunos entrevistaram e pesquisaram com os pais, avós, tios e vizinhos mais velhos, quais plantas conhecem que são usadas como medicamentos. Por qual nome é conhecida? Como fazer para reconhecê-la na natureza? Qual parte é utilizada? E Qual a doença que combate? Para depois construírem um livro de ervas medicinais, ilustrado com as folhas das plantas, coletas na circunvizinhança da escola.
ATIVIDADES FEIRAS LIVRES As feiras livre, embora contribuam como uma importante fonte de renda para uma grande parcela da população paraense. quase todas, são praticadas em um espaço a céu aberto, onde inúmeras barracas, bancas, carroças e ambulantes com seus tabuleiros disputam um espaço para vender alimentos, produtos e oferecer serviços que nem sempre é de modo adequado ou licito. Para demonstrar e trabalhar a realidade das feiras livre de Belém, fiz uma apresentação de fotos e discussão sobre estes espaços e depois solicitei que os alunos desenvolvesse uma atividade ondem poderão manisfestar suas opiniões positivas e negativas sobre estes ambientes, para depois localizamos no mapa de Belém alguns bairros e as feiras. Para explorar a disciplina de matemática, confeccionei um pacote de atividades no hotpotateos, onde os alunos analisaram e interpretaram o mapa de Belém, para depois exercitar seu raciocínio lógico, localizar pontos na linha reta centesimal, efetuar cálculos mentais e apreender as 4 operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário